Texto base: João 16.12-15
A pregação é algo tão sério e o juízo maior que Tiago diz que nem todos devem se tornar mestres. O púlpito da igreja não é algo que qualquer um pode passar. Pregação é algo sério, pois o combate da falsa doutrina vem através de um púlpito forte (Tt 1). 10 anos de pregação sã pode ser arruinada por 10 minutos de uma pregação herética.
A ação do Espírito na pregação da Palavra possui as seguintes características:
A pregação conduzida pelo Espírito expõe toda verdade (v. 13)
O Espírito é chamado de o Espírito da verdade. Sua obra é expor toda a verdade, sem omitir nada da Palavra de Deus. Nosso coração tem a tendência de crer parcialmente, mas o Espírito traz toda verdade. Os discípulos no caminho de Emaús criam somente em parte e não em tudo o que os profetas diziam (Lc 24.25) e o Senhor Jesus resolve o problema com um sermão expositivo: “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24.27). Um púlpito cheio do Espírito Santo é um púlpito com a Bíblia aberta!
A Bíblia expõe a bondade de Deus e a maldade do homem. Muitos hoje pregam que somos pecadores, mas não tanto. Mas se não somos tão pecados, então não temos uma tão grande salvação (Hb 2.3). A pregação do Espírito sempre nos lembrará do que somos (“do pecado, da justiça e do juízo” – Jo 16.8) Uma pregação sem o Espírito não pode ficar sem a palavra “pecado”.
Paulo afirma não ter deixado de anunciar todo o conselho de Deus. (At 20.27). E como pregar toda verdade? A pregação expositiva sequencial (expor todo um livro bíblico) é o método ideal para se pregar toda a verdade, pois ela nos impedirá de pregar só as partes que mais gostamos ou que não incomodará a ninguém.
Quando pregamos a verdade permanece quem é de Cristo (Jo 6.61-71; 1Jo 2.19). Nós não pregamos para encher igreja
A pregação conduzida pelo Espírito exalta a Cristo (v. 15)
A pregação verdadeira não é humanista, centrada no homem e em sua cobiça, mas cristocêntrica, centrada em Cristo. Veja as músicas que muitos cantam hoje. Algumas delas afirmam que Deus nos ama pois viu valor em nós, mas o amor de Deus nos ama sem ver nada de bom em nós (Dt 7:7-90).
A pregação conduzida pelo Espírito apresenta todo o caráter de Deus (v. 15)
Essa pregação faz Deus conhecido. Ela coloco o homem diante de um Deus santo. Não é uma especulação sobre Deus, mas uma exposição daquilo que ele revelou sobre si mesmo e suas ações. Conhecer a Deus é a vida eterna (Jo 17.3)! A igreja quando proclama as virtudes de Deus está realizando aquilo que o Espírito quer que ela realize (1Pe 2.9). A liderança na época de Oséias não estava expondo o conhecimento de Deus e o povo estava sendo destruído. Por isso, devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3).