Versículo do Dia: “Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2.9)
Salvação é trabalho de Deus. É somente Ele que vivifica a alma “morta em delitos e pecados”, e também é Ele que mantém a alma viva espiritualmente. Ele é ambos “Alfa e Ómega”. Se cultivo o hábito de orar, Deus me fez cultivá-lo. Se me beneficio de bênçãos, elas são presentes de Deus para mim. Se vivo consistentemente é porque Ele me sustenta com sua mão. Eu mesmo nada faço para ser preservado, exceto o que Deus já começou a fazer em mim. Se peco, esta ação é só minha; mas se ajo corretamente, isto vem, completamente, de Deus. Eu tenho, diante dos homens, uma vida consagrada? Não sou eu, mas Cristo, que vive em mim. Sou santificado? – eu não limpei a mim mesmo, Deus, o Espírito Santo, me santifica. Sou afastado do mundo? Sou afastado pela correção da parte de Deus, santificado para o meu bem-estar. Cresço em conhecimento? O grande instrutor ensina-me. Apenas Ele é minha rocha e minha salvação. Alimento-me da Palavra? Ela não me serviria de alimento, se o Senhor não a tivesse feito fonte de nutrição para minha alma e não tivesse me ajudado a alimentar-me dela. Eu recebo, continuamente, acréscimo de forças? Onde entesouro minha força? Meu auxílio vem das colinas celestes. Sem Jesus, nada posso. Como um galho não frutifica, a menos que permaneça na videira, não poderia fazer muito mais, se não permanecesse nEle. A lição que Jonas aprendeu no fundo do mar, quero aprender neste momento, enquanto oro. Ao Senhor pertence a salvação.




Meu irmão, minha irmã, o ser humano é imperfeito. Absolutamente todo ser humano peca. Todo indivíduo se equivoca. Consequentemente, qualquer estrutura ou instituição formada por pessoas certamente terá erros. Esse é o perigo da idolatria denominacional, eclesiástica ou pastoral: depositar uma paixão inquestionável em algo ou alguém que jamais seria inquestionável, uma vez que é homem ou formado por homens.
Que dizer, então, dos líderes? Homens de carne e osso, sujeitos ao pecado e ao erro. Necessitados da graça de Deus, formados do mesmo pó que eu e você. São pessoas cheias de problemas, dúvidas, questionamentos, fraquezas, imperfeições, pecados ocultos, tentações e arrependimentos. Muitos lutam com questões internas, dificuldades conjugais, períodos de aridez, depressão, equívocos. O seu líder precisa do seu apoio e do seu amor, da sua parceria e da sua lealdade, mas tudo de que ele não precisa de jeito nenhum é que você se torne um seguidor cego e irracional de quem ele é e faz, pois isso o tornaria um ídolo — e Deus não tolera ídolos. Nem mesmo o anjo suportou que João se prostrasse ante ele, na visão do Apocalipse. Quer fazer mal ao seu líder? Enxergue-o e trate-o como alguém que tem algum tipo de superioridade, seja espiritual, seja moral, seja qual for. Pois ele não é superior: é igualzinho a você, com a diferença que Deus o chamou para liderar. Só. Ouvir isso te incomoda? Hmmm… cuidado com os bezerros de ouro.
Lembre-se de que Pedro e Paulo cometeram pecados e erraram muito e que eles discordaram um do outro. Ambos eram cristãos e líderes, mas nenhum dos dois estava plenamente certo e era inerrante – assim como quaisquer denominações e líderes. Ai de quem tomasse Pedro ou Paulo como plenamente certos, pois teria errado. E foi esse mesmo Paulo quem escreveu em poucas palavras um ensinamento brilhante e inspirado pelo divino Espírito acerca de bezerros de ouro denominacionais, eclasiásticos ou pastorais (um pecado que, guardado o devido contexto, já havia no século primeiro, devido à mania humana de compartimentalizar o evangelho): “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que algum de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; ou “Eu sou de Apolo”; ou “Eu sou de Pedro”; ou ainda “Eu sou de Cristo”. Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?” (1Co 1.10-13).









Ministério Adote um Pastor
Justificação e Regeneração







